HPS 28 de Agosto tem equipamentos em desuso que podem ajudar no enfrentamento da pandemia, defende deputado.

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), nesta quinta-feira, 2 de abril, a instalação de uma força-tarefa para o recolhimento e reparação de equipamentos hospitalares que se encontram em desuso na rede estadual de saúde. A medida visa reforçar a infraestrutura de combate à pandemia do novo coronavírus no Amazonas.

De acordo com o parlamentar, todas as unidades de saúde do Estado possuem setores que acumulam diversos equipamentos paralisados por problemas de manutenção preventiva e corretiva, calibração ou falta de peças de reposição. A ideia é mobilizar os quadros de engenharia clínica e manutenção da Susam pela recuperação dos produtos médicos parados.

“Na área de guarda de equipamentos do Hospital 28 de Agosto, por exemplo, existem hoje muitos monitores médicos parados. Isso ocorre em todos os hospitais públicos, por isso, é hora de o Estado recolher rapidamente tudo o que estiver inativo e, com o pessoal de engenharia clínica e manutenção, reativar a maior quantidade possível de equipamentos”, afirmou Ricardo Nicolau.

O deputado alertou sobre a necessidade urgente de ampliação da estrutura de atendimento a pacientes infectados pela Covid-19, cujo número tende a subir nas próximas semanas. “Tenho uma preocupação muito grande com isso porque não adianta garantir a parte financeira sem a estrutura e os equipamentos necessários. E estrutura não se cria da noite para o dia”, advertiu.

Proposta atendida – Conforme proposto pelo deputado Ricardo Nicolau na semana passada, durante sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o governo estadual anunciou que irá utilizar instalações hospitalares inativas para enfrentar o novo coronavírus. Esta semana, o prédio do extinto Hospital Nilton Lins começou a ser adaptado para este fim.
Postagem Anterior Próxima Postagem
O Amazonense