As quatro deputadas estaduais do Amazonas foram escolhidas para compor importantes secretarias da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A definição dos nomes das amazonenses aconteceu nesta segunda-feira (11), em Brasília, durante reunião na sede da entidade que representa as Assembleias Legislativas e seus integrantes.

Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a deputada Alessandra Campelo (MDB) será a nova presidente da Secretaria da Mulher da Unale; já deputada Dra. Mayara (PP) responderá pela vice-presidência de Assuntos Sociais da Secretaria de Saúde. As deputadas Joana Darc (PR) e Therezinha Ruiz (PSDB) integrarão, respectivamente, a Secretaria de Juventude e a Secretaria de Educação.

Na cota de parlamentares da Aleam inclui-se ainda o nome do deputado Delegado Péricles (PSL). Em seu primeiro mandato, ele, que é o atual Secretário Geral da Mesa Diretora da Casa e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Aleam, integrará a Secretaria de Segurança da Unale.

Ao falar da missão que terá na Unale, a deputada Dra. Mayara afirmou que vai trabalhar para fortalecer as campanhas de conscientização e prevenção contra o Câncer, Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis. “Minha ideia também é reforçar a importância da doação de órgãos e do combate ao preconceito à Epilepsia. Quero trazer todas estas questões para discussão no nosso parlamento”, declarou Dra. Mayara, destacando que outra meta é qualificar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro também foi definida a agenda de trabalho da Unale para este ano. Ficou acertado que ações integradas de todas as Secretarias – Mulher, Segurança, Cidades, Juventude, Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia – serão desenvolvidas nos Seminários Regionais nos próximos meses, para tratar de algumas das principais bandeiras da entidade na gestão, como o combate e prevenção ao suicídio e automutilação, a violência contra a mulher e o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O presidente da Unale, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), adiantou que a entidade buscará a integração com o governo federal, com o Congresso Nacional e com os prefeitos e vereadores para o prosseguimento da tramitação de projetos relevantes para todos os estados.

Postagem Anterior Próxima Postagem
O Amazonense