Parece que 2019 é realmente um ano de muitos nascimentos. Porém, ninguém contava com a feliz coincidência de ter NOVE mulheres grávidas ao mesmo tempo em uma mesma equipe de trabalho, certo?

Pois foi exatamente isso que aconteceu na equipe de enfermagem da unidade de maternidade do maior hospital do Maine, nos Estados Unidos. Entenda a história curiosa:

© Divulgação/Maine Health 9 enfermeiras desse hospital engravidaram juntas (e há possível explicação para isso!)

A equipe de assistência ao parto e cuidados com recém-nascidos do maior hospital do Maine, nos Estados Unidos, está vivendo uma coincidência pra lá de incomum - e muito feliz. Acontece que nove enfermeiras da equipe estão gravidíssimas e todas com parto programado em datas bem próximas, entre abril e julho de 2019.

© Maine Medical Center/Divulgação 9 enfermeiras desse hospital engravidaram juntas (e há possível explicação para isso!)

A primeira a anunciar que estaria gestante foi Erin Grenier, que começou a estranhar quando quatro colegas contaram que também estavam grávidas. A partir daí, mais enfermeiras foram compartilhando a novidade e, no fim, nove colegas estariam esperando por seus bebês quase que ao mesmo tempo no Centro Médico do Maine.

© Jacob Lund/Shutterstock 9 enfermeiras desse hospital engravidaram juntas (e há possível explicação para isso!)

Grenier está amando que seu bebê terá muitos amiguinhos de sua idade para se divertir e até brinca que engravidar virou "moda" no departamento do hospital. "Acho que comecei uma tendência", disse à equipe de comunicação da unidade.

Algumas das enfermeiras são mães pela segunda ou até mesmo quarta vez. Outras estão estreando no mundo da maternidade, entretanto todas dizem que a experiência de trabalharem juntas nessa fase tão especial, e ajudando outras mães no parto de seus filhos, as prepara bem para o que vem por aí.

© Jacob Lund/Shutterstock 9 enfermeiras desse hospital engravidaram juntas (e há possível explicação para isso!)

"Em todos os lugares em que olhamos, há alguém que é um especialista!", comenta Spear, uma das enfermeiras grávidas.

Seis das enfermeiras trabalham no mesmo turno de fim de semana e, com isso, a equipe do hospital já se adiantou e planejou proativamente cobrir todos esses turnos.

As futuras mamães pretendem participar auxiliando uma no parto da outra e dizem que a experiência tem causado um elo de ligação muito forte dentro da equipe. "Acho reconfortante saber que estamos todos juntos nisso", disse Giglio.

A história curiosa gerou curiosidade em todo o mundo, afinal, não é sempre que temos uma coincidência como essa - ainda mais quando nove mulheres engravidam simultaneamente. Porém, existe uma possível explicação para o fenômeno baby boom.
Mulheres podem engravidar ao mesmo tempo?

A sensação que algumas vezes acontecem de que todas as suas amigas engravidaram ao mesmo tempo pode ter realmente uma explicação científica, pelo menos foi o que concluiu um estudo em parceria com as Universidades de Groningen, nos Países Baixos, e a de Bocconi, na Itália.

A pesquisa identificou que mulheres que convivem com grávidas e mães costumam também engravidar. De acordo com as pesquisadoras, existem três maneiras de mulheres serem influenciadas a engravidar por outras com quem convive de maneira próxima.

Todas elas tem a ver com o sentimento de pertencimento e aproximação do grupo, como a transmissão de aprendizados que um novo casal de pais é capaz de passar ao viver a experiência e dividir suas novas descobertas. Ou até mesmo a possibilidade de dividir com os amigos a mesma experiência ao mesmo tempo, além da probabilidade do filho crescer com outras crianças de mesma idade.

Engravidar junto com a amiga faz ainda com que os laços de amizade sejam mais fortalecidos, uma vez que as mulheres irão vivenciar as mesmas coisas ao mesmo tempo. Por último, existe também o fato da influência de que algumas pessoas são capazes de gerar nas pessoas com quem mantêm um relacionamento, principalmente naquelas que se inspiram nela.

Para realizar o estudo foram acompanhadas 1700 mulheres americanas, entre os 15 e os 30 anos, visando compreender a influência que uma gestação de alguém com quem convive poderia causar nelas.

Embora as pesquisadoras reconheçam as limitações do estudo, os dados confirmam uma relação entre as gestações de amigas. Então, na dúvida, caso você tenha alguma amiga próxima grávida é melhor ficar atenta, pois a próxima gravidinha pode ser você.
Postagem Anterior Próxima Postagem
O Amazonense