Uma turma formada por 30 crianças participou da primeira aula do curso de Robótica Básica do projeto “Aprendendo Profissões, Empreendendo o Futuro 4.0”, que iniciou nesta segunda-feira, 04/2, na sede do Impact Hub, no Aleixo, zona Leste. O curso, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), possibilita crianças de 6 a 11 de idade a ingressarem no universo da robótica, aprendendo desde a teoria até a prática, de maneira dinâmica e divertida.
Foto: Divulgação / BLITZ AMAZÔNICO
“Eu sempre gostei de robótica e até criei um robô chamado ‘Lampadinha’, que funciona para ajudar a quem precisa. Eu espero aprender a programar, construir robôs de Lego e várias outras coisas” é o que diz animado Davi Moreira, de 9 anos.
Para a cofundadora do Impact Hub, Juliana Teles, é muito importante capacitar crianças e adolescentes para o futuro. “Quando a prefeitura oferece esse tipo de serviço, possibilita que pessoas de várias classes sociais consigam ter acesso a qualificação de ponta. O futuro é agora e essas crianças serão a extensão disso”, salientou.
O principal objetivo desse e de outros cursos do projeto é inserir crianças e jovens no mundo da tecnologia, por meio de cursos que capacitem e supram as necessidades no mercado de trabalho futuramente, tendo todo o preparo e qualificação desde a infância.
“Nós vemos as crianças atualmente e percebemos a facilidade que elas têm em controlar aparelhos eletrônicos, e transitar entre novas tecnologias. Achei interessante inscrever meu filho em um curso onde ele possa exercitar essa habilidade e ter um preparo técnico maior”. É o que conta Mamed Ali, pai de um dos alunos.
As capacitações deste projeto são promovidas pela Semtepi, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM) e Impact Hub, e fazem parte do Programa “Manaus mais Empreendedora” que, desta vez, conta com vagas específicas para cursos voltados às Profissões do Futuro e Indústria 4.0.
“O que a Semtepi quer com esses cursos é despertar na população o espírito inovador e o interesse pelas profissões do futuro. A ideia é mostrar não só para os adultos, mas também para as crianças e jovens como vai ser o mercado de trabalho no futuro” declarou Fábio Castro, diretor do departamento de Qualificação Profissional.
Para o secretário da Semtepi, Marco Pessoa, essa turma marca o início de uma nova era na qualificação oferecida pela secretaria. “Pela primeira vez nós atendemos ao público infantil e trazendo inovação. Trabalhamos em prol do cumprimento das diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto de investir em nossas crianças para que elas possam construir um futuro melhor”, enfatizou.
Postagem Anterior Próxima Postagem
O Amazonense