FOTOS: MAURO NETO/SEJEL

Para quem gosta de handebol, três competições vão mexer com os apaixonados pelo esporte. Isso porque, nesta sexta, final de semana e segunda (02, 03, 04, e 05), tem o início o Campeonato Amazonense Júnior 2017, a fase final da Copa dos Campeões e o Acampamento de Handebol. A Liga de Handebol do Amazonas (Liham) organiza os eventos, que recebe apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O Campeonato Amazonense Júnior de Handebol começou na última terça-feira, dia 30, e dá continuidade ao calendário de competições da modalidade em Manaus. Dois confrontos abriram a primeira rodada, com o Adalberto Valle, atual campeão, vencendo a equipe do Zezão por 25 a 24 e o Handebol Clube de Manaus, que superou o time do Dance Hall pelo placar de 34 x 27. Os jogos acontecem as terças e sextas feira, na quadra 2 da Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro) e toda quinta-feira no ginásio Renée Monteiro, sempre a partir das 19h30.

Outra competição que segue em fase decisiva é a Copa dos Campeões de Handebol, que ocorre na Vila Olímpica de Manaus. As finais rolam neste final de semana, sábado e domingo, e vai definir o campeão da segunda edição do torneio. O presidente da Liga, Auricélio Andrade, explica como começou a competição.

“Nesses dez anos de Liga, nós tivemos cinco campeões estaduais e decidimos reunir, juntamente com a solicitação dos clubes, esses campeões e promover mais uma competição de alto nível aqui no Amazonas. O evento está rendendo e tendo muita qualidade técnica”, conta Auricélio.

Neste final de semana, também acontece o Acampamento Regional de Handebol para atletas da categoria Infantil e Cadete masculino. O evento será nos dias 3, 4 e 5 de junho, sempre a partir das às 8h e traz treinamentos para melhoria técnica e tática do esporte. O local do Acampamento será na Vila Olímpica, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste. Assim, Auricélio comemora o número de competições nessa época do ano e espera muitos jogos emocionantes e a regularidade da prática do esporte.

“Primeiramente, incentivar a prática do handebol é muito gratificante. Envolver todas as categorias de base com os campeonatos, torneios e colocar os atletas em atividade é o mais importante, e também fazer com que todos esses jogos sirvam de preparação dos atletas para competições nacionais”, conclui o presidente.


CAMPEONATO AMAZONENSE

O Campeonato Amazonense de Handebol na categoria Júnior começou no final de maio e terá jogos durante todo este mês. As outras categorias também são contempladas pela competiçao: Mirim, Infantil, Juvenil, Cadete e Adulto, que ocorrerão até o final do ano. A forma de premiação consiste em medalhas e troféus.

COPA DOS CAMPEÕES

A Copa dos Campeões reúne os campeões amazonenses, desde a fundação da Liga em 2007. Rio Negro, Adalberto Valle, Nilton Lins, Handebol Clube de Manaus e Penarol, de Itacoatiara, foram campeões estaduais e se enfrentam num sistema de pontos corridos. Está é a segunda edição da Copa, que teve como campeão o Handebol Clube de Manaus.

ACAMPAMENTO DE HANDEBOL

O Acampamento Regional de Handebol é um projeto coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBhb) que tem como objetivo promover treinamentos voltados para melhoria do nível técnico e tático dos atletas. São encontros divididos por categoria e acontecem em todas as regiões do Brasil. Um convidado de destaque é enviado pela CBhb para ministrar os treinos e recebe em média 50 atletas.

Eventos:

Campeonato Amazonense Júnior de Handebol

Quando: Terça, quinta e sexta-feira
Terças e Sextas: Quadra 2 da Vila Olímpica
Quintas: Ginásio Renée Monteiro
Horário: 19:30
Entrada franca

Copa dos Campeões

Jogos (03/06): Rio Negro x Adalberto Valle , às 19h
                          Penarol x Nilton Lins, às 20:30h
Jogos (04/06): Adalberto Valle x Penarol, às 14h
                          Nilton Lins x Handebol Clube Manaus, as 15:30
Local: Quadra 2 da Vila Olímpica
Entrada franca

Acampamento de Handebol

Dias: 3,4,5 de junho
A partir das 8h
Local: Vila Olímpica
Postagem Anterior Próxima Postagem
O Amazonense