Fim de semana chegando e Blitz Cultural está na área, nesse domingo 25, acontecerá mais uma edição do Escangalho Cultural.

A festa que está na sétima edição, esse ano promete deixar ninguém parado. O próprio Evento fala “Escangalho Cultural”, então prepare para uma verdadeira junção, mesclagem de tribos e culturas.

O evento acontece no “Boteco da Praça” na Praça de Alimentação do Jorge Texeira 1. A partir das 17:00h e vai até as 22:00 com muita música, arte e expressão.

Mas, não para por aí, alem de muitas atrações, haverá troca de livros e muita gente bonita.
O portal Blitz foi de perto conhecer um pouco mais da História do “Escangalho Cultural”
Segundo Jonavegante um dos organizadores do evento afirma que o Escangalho está presente no cotidiano, porem algumas pessoas conseguem ter a percepção do que realmente ser  Um Escangalho.


Blitz Amazônico: Porque Escangalho Cultural?
Jonavegante: O Escangalho Cultural perpassa por várias cenas vistas no nosso cotidiano, mas apenas algumas pessoas conseguem decifra-la. Descrever o que é o Escangalho Cultural é preciso trazer presente o conceito da palavra "Escangalho" e também a nossa logo.

Uma vez minha mãe observando uma bagunça no lugar onde desenvolvo minhas criações expressou artisticamente a palavra que ficou guardada por vários tempos na minha trajetória, " que Escangalho é esse"?. Nas minhas navegações pelos rios e pelas pedras sempre atento aos sinais vi um homem que empurrava um carrinho cheio de sucatas que o homem quase não aparecia. Assim depois vi vários que eram jovens, mulheres e crianças na mesma busca.

Blitz Amazônico: Como tudo começou?

Jonavegante:Em uma tarde de 2013, em torno de uma mesa merendando depois de longo trabalho de serigrafia, onde proseávamos sobre cultura, arte e projetos. De repente o DennyViralata no susto fala: O que vocês acham de fazermos um evento aqui na rua? Rapidamente eu e o Wagner gostamos da ideia e logo me veio na mente aquela palavra expressada pela minha mãe e a imagem daquele homem.

Blitz Amazônico: E quando aconteceu o primeiro Evento?

Jonavegante:Depois de um mês aconteceu o nosso primeiro Escangalho Cultural na rua onde o Wagner mora. Foi uma experiência significativamente cultural e revolucionária. Depois veio o desejo de fazer em outros lugares, dando preferência nos ambientes de nossa moradia. Logo fomos para a terceira etapa do Jorge Teixeira, depois para o bairro Monte das Oliveiras, Jorge Teixeira primeira etapa. Nessa trajetória descobrimos nossas limitações por nosso evento ser itinerante, onde optamos para ser num único lugar.

Blitz Amazônico: E hoje como está o Escangalho?

Jonavegante:Com uma nova equipe o Escangalho vem ganhando mais força e criatividade, e se tornando uma referência de resistência artística cultural na periferia da Zona Leste de Manaus.

Blitz Amazônico: E a sétima edição promete, o que podemos esperar?

Jonavegante:Ansiosos e ansiosas pela a sétima edição que traz uma programação musical super eclética e com uma diversidade de obras artística, somos gratos pela pessoa de João Paulo, Nilson Matoso, Teia Simas, Daiane Simas, Paulo e Diana – proprietários da “Laje Cultural”, Joaozinho, Banda Acústico Rock (Chester - voz e violão, Sandra - voz, Adson – baixo,Marcelo Martins - nosso trompetista e Jonavegante.


E a sétima edição será realizado nesse domingo 25 de junho, no “Boteco da Praça” na Praça de Alimentação do Jorge Texeira 1. A partir das 17:00h e vai até as 22:00.
O Escangalho Cultural tem apoio do Portal Blitz Amazônico e da Rádio Comunitária A Voz das Comunidades 87,9 FM que fica no Bairro Mutirão Zona Norte de Manaus.








Postagem Anterior Próxima Postagem
O Amazonense