Neymar atingiu a marca de 100 gols pelo Barcelona na goleada de 4 a 1 sobre o Granada, neste domingo. É o segundo brasileiro a atingir o feito, atrás apenas de Rivaldo, em um clube que teve craques como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Romário.
Grande jogador do Brasil em sua geração, Neymar vai colocando o seu nome entre os candidatos a suceder Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, donos das principais premiações individuais nos últimos anos. O atacante é o segundo brasileiro do Barça a chegar aos 100 gols e persegue Rivaldo, quarto maior artilheiro do clube, com 130 gols.
Neymar não chegou aos 100 gols antes de Rivaldo. Precisou de 177 jogos, contra 172 do craque campeão mundial com o Brasil em 2002. Mas foi mais rápido que Messi, que atingiu a marca ao jogo 188, embora seja bom lembrar sempre que o gênio argentino começou a carreira e amadureceu no clube, enquanto o brasileiro chegou ao Barça já campeão da Libertadores e com mais experiência.
As maiores vítimas de Neymar neste seu período no Barcelona foram o Athletic e o Villarreal. Os dois clubes sofreram oito gols do atacante.
Vale citar que a contagem acima considera apenas jogos oficiais e a Uefa não reconhece a Taça das Cidades com Feira, antecessora a Copa Uefa e atual Liga Europa. Considerando os gols na competição, outro craque brasileiro entraria na lista, com 105 gols: Evaristo de Macedo.
Goal