FOTOS: MAURO NETO/SEJEL E ARQUIVO PESSOAL

Neste domingo, dia 16 de abril, acontece Circuito 10 Milhas do Amazonas e 4 Milhas, que será realizado na Comunidade do Lago Auriazinho, em Jandira (Iranduba), a partir das 7h. A competição pedestre promete testar os limites dos participantes, num percurso úmido, composto de barro e elevados. No total, 800 atletas vão encarar o desafio que recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Dentre os corajosos que irão participar do Circuito está Jean Nogueira, 42, que desde 2012 iniciou na corrida e nunca mais parou. O atleta, aliás, começou no esporte em busca de qualidade de vida, uma vez que era considerado obeso. Dos 196 quilos, ele passou para 115, e atualmente corre literalmente o ‘mundo’ em busca de desafios. 

“Somente ano passado, posso dizer que percorri 412 quilômetros, participando de corridas no Brasil e em outros países. Este ano, acabei de voltar da Maratona de São Paulo, vou fazer o do Circuito 10 Milhas, depois embarco para a Maratona do Rio de Janeiro e, após, sigo para a de Nova York. Iniciei no grupo Amigos e Amigas Contra o Peso (AACP) e estou até hoje, e pretendo cada vez mais participar de mais provas e me superar”, disse o atleta.

Acostumado com maratonas, Jean afirma que percursos menores tem o mesmo valor, uma vez que não deixam de testar a capacidade física e psicológica do competidor. Tanto é, que para o Circuito de 10 milhas, ele não abre mão de pegar pesado com os treinos, que consistem em seis vezes na semana, quase quatro horas por dia, divididos em parte física e de força.

‘Estou fazendo treino duas vezes ao dia, sendo que pela manhã eu faço um específico de corrida e a noite um de força, cross fit. É bem difícil manter essa dedicação, pois tenho que conciliar com o trabalho (Jean é gerente de compras), mas sou focado r madrugo nos treinos, a partir das 4h30, para continuar com a minha missão”, afirmou o corredor, acreditando que completará as 10 milhas em menos de duas horas.

“A minha preparação e aposta é que eu consiga finalizar a prova em 1h40 minutos. O percurso é diferenciado e estou familiarizado com este tipo de prova. Já conheço a Comunidade em Jandira e imagino que terei que trabalhar bastante psicológico, pois ser corredor é assim. Não importa o percurso, todos tem o seu valor e impõe superação”, disse.

Circuito

O Circuito 10 e 4 milhas compreende atletas a partir de 18 e 16 anos, respectivamente. Aqueles que percorrerem o Circuito de 10 milhas e se classificarem do 1º ao 5º lugar receberão troféus e medalhas. O primeiro lugar será premiado com uma máquina de café expresso e multibebidas e no circuito de 4 milhas serão premiados os atletas que ficarem do 1º ao 3º lugar.

De acordo com o presidente da Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam), Antonio Neto, diferente das edições passadas, neste ano ainda serão sorteadas passagens aéreas no evento, independente se o atleta ocupar o pódio, basta estar inscrito.  “Neste Circuito vamos sortear quatro passagens aéreas para os atletas participarem da Corrida de São Silvestre em São Paulo. Para isso, o atleta só precisa estar inscrito e ter participado da prova. Então qualquer atleta poderá ser o ganhador, independente da colocação”, disse Neto.

No Circuito, haverá também um aparato de segurança e de primeiros socorros para os competidores, como serviço de atendimento médico e ambulância, distribuição de água a cada 1,5milha, além do apoio de árbitros, fiscais e staffs para a orientação e fiscalização dos participantes.

Categorias

CAT. A – 16 a 19 anos;
CAT. B – 20 a 24 anos;
CAT. C – 25 a 29 anos;
CAT. D – 30 a 34 anos;
CAT. E – 35 a 39 anos;
CAT. F – 40 a 44 anos;
CAT. G – 45 a 49 anos;
CAT. H – 50 a 54 anos;
CAT. I  –  55 a 59 anos;
CAT. J –  60 a 65 anos;
CAT. K – 65 a 70 anos;
CAT. L – acima de 70 anos.

Entrega dos Kits

Os atletas inscritos receberão o kit do evento nesta sexta-feira, dia 14, e sábado, 15, das 14h às 20h e das 10h às 14h, respectivamente, na Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro). Os kits somente serão retirados/entregues mediante a apresentação de um documento de identidade e do recibo de inscrição original. Estes comprovantes serão retidos na entrega/retirada do Kit.  



FOTOS: MAURO NETO/SEJEL E ARQUIVO PESSOAL
Postagem Anterior Próxima Postagem
O Amazonense