Dança Folclórica de Manaus realiza o 1º Concurso de Lampião e Maria Bonita



Neste sábado (25) o grupo de Dança "Virgulino Lampião" irá eleger os personagens mais importantes do cangaço: Lampião e Maria Bonita. O "1º Concurso de Lampião e Maria Bonita" acontecerá na quadra General Glicério, na Cachoeirinha, às 18h, com muitas atrações e comidas típicas.

Para saber detalhes da festa, o portal Blitz Amazônico conversou com a organização do evento e conta as novidades em primeira mão.


Em entrevista, Aroldo Nunes, um dos membros da Direção da Dança Nordestina, explicou sobre o nome “Diretoria”. “Na verdade é uma comissão, não tem o dono da brincadeira”.

Contribuir com o engrandecimento do folclore amazonense é uma das finalidades da festa, além de trazer uma nova roupagem e linguagem para as festas amazônicas. Para solidificar a ideia, foram realizados diversos encontros, até que o grupo fosse criado. Apesar dos contratempos, a união da equipe deu origem ao projeto, que levou a proposta em frente.

Denison Vitor que faz parte da direção diz que a dança é a realização de um sonho. “Sempre me imaginei promovendo a cultura e ajudando na sociabilização dos jovens. Vejo hoje que a dança ganhou um grande espaço, e que todos estão apoiando os nossos ideais.Esse tipo de dança que bebe na fonte da cultura nordestina, só tende a crescer em nosso estado, e esse é o nosso foco", explica.

O início

No retorno de uma via pública no Prosamim Mestre Chico, nasceram os primeiros ensaios do grupo. As coreografias vieram espontaneamente. Após o encontro de um grupo de amigos que gostava da cultura nordestina, começaram os ensaios. Sempre havia novas pessoas e hoje há uma multidão a participar de cada evento.


O grande diferencial para o sucesso da iniciativa, veio da  coordenação. A liderança sempre foi bem avaliada  no aspecto administrativo, com isso veio a reciprocidade do grupo, que foi determinante para a consolidação do projeto.

O grupo ganhou grande proporção. Vieram novos integrantes e a própria comunidade passou a frequentar os ensaios. Com isso, o espaço utilizado ficou pequeno e houve necessidade de buscar um novo local para a realização dos ensaios, quando houve a migração para a quadra do Areal, bairro Educandos. 

Com a mudança, chegaram ainda mais integrantes, que superlotou a quadra. O único problema eram a chuvas, já que o local não era coberto. Quem vive em Manaus sabe que não há hora e dia para o fenômeno acontecer.  Com isso, a direção optou por buscar um lugar mais cômodo, e conseguiram a cessão da quadra da General Glicério – Profº João do Peso, no bairro Cachoeirinha.

Um marco importante e recente, foi a confraternização no final de ano de 2016. Brincantes e organização se reuniram e celebraram as conquistas, que não são poucas.


Em janeiro, o grupo foi convidado a participar do Carnaval de Manaus, com a "Escola de Samba Unidos do Alvorada", que esse ano homenageou o nordeste brasileiro. Impulsionados pela euforia do carnaval, o grupo agora quer voltar com toda força e mostrar toda a versatilidade de suas danças, nas festas regionais.

Neste sábado, a Dança Folclórica irá eleger o casal "Lampião e Maria Bonita", personagens mais importantes do cangaço. A finalidade principal do evento é arrecadação de fundos para custear as roupas do grupo de dança. Será um mega evento e todos estão convidados a prestigiar a festa.


Atrações no dia do evento:

18h - DJ JB ao som de pé de serra, sertanejos, forró, pagode entre outros

20h - Dança Nordestina Vale Perdido

20h:30 - Ciranda Força Jovem

21h– 1ª apresentação dos casais concorrentes (LAMPIÃO E MARIA BONITA)

21h:30 - Dança Nordestina Cabras do Capitão Silvino

22h:30 - 2ª apresentação dos casais concorrentes (LAMPIÃO E MARIA BONITA)

23h - Dança Nordestina Virgulino Lampião

23h:30 – Encerramento e anúncio dos ganhadores com a entrega de certificados e agradecimentos.


Anota aí:

Local: Quadra General Glicério na Cachoeirinha

Data: 25 de março

Hora: A partir das 18h

MAIS INFORMAÇÕES: 99432-8256 Denison


Veja Videorreportagem:


Postagem Anterior Próxima Postagem