800 atendimentos foram realizados na primeira edição da Caravana da Cidadania da Família organizada pela Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas

Fotos: Jimmy Christian / BLITZ AMAZÔNICO

Na primeira edição da Caravana da Cidadania da Família organizada pela Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas, foram feitos 800 atendimentos. A atividade aconteceu na manhã do último sábado, 25 de março, na rua Constelação de Touro, no bairro do Aleixo, nas proximidades do campo do Vicentão.

Para ser transformar num sucesso logo na primeira edição, a caravana contou com a parceria da Prefeitura de Manaus, que levou aos moradores do Aleixo diversos serviços públicos, como a Carreta da Mulher, cadastro para o Programa Bolsa Família, emissão da 1ª vida da Carteira de Identidade, atrações lúdicas para as crianças e distribuição de mudas. A mobilização no local ficou a cargo do líder comunitário Mauro do Mototáxi.

Serviços oferecidos a comunidade pela prefeitura de Manaus e a Iniciativa Privada

SEMASDH: Bolsa Família, Cadastro Único
SEMSA: Carreta da Mulher (mamografia, ultrassonografia, abdômen total, abdômen superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, próstata, via abdominal, mamas e papanicolau)
OUVIDORIA: emissão de Carteira de Identidade (1ª via)
MANAUSCULT: atividades lúdicas para crianças
SEMMAS: distribuição de mudas de frutas frutíferas e ornamentais
SEMJEL: manhã de lazer com cama elástica e outros aparelhos
SESC/SENAC: corte de cabelo
VISION CLÍNICA DE OLHOS: trailer móvel com atendimento oftalmológico
FAMETRO: estética facial
MARTHA FALCÃO: orientação jurídica

A iniciativa privada também colaborou com projeto. A Vision Clínica de Olhos fez 300 atendimentos oftalmológicos no trailer móvel levado para o Aleixo. A aposentada Lindalva da Silva Souza, de 77 anos, foi examinada pela equipe médica da Vision e recebeu o encaminhamento necessário para fazer o tratamento de catarata.

“Gostei desse projeto porque foi aqui dentro do bairro, perto de casa e com um bom atendimento. Espero que venham outras vezes porque todos nós precisamos de saúde”, disse dona Lindalva.

Entidades como o Sesc e o Senac participaram com as equipes de corte de cabelo. Enquanto isso, as faculdades Fametro e Martha Falcão colaboraram oferecendo, respectivamente, serviços gratuitos de estética facial e orientação jurídica para a comunidade.

“Além de colaborar com a elaboração de leis, sugerir políticas públicas e realizar audiências na capital e interior, a Comissão da Mulher quer ampliar seu alcance junto à comunidade. Com a Caravana da Família, queremos ser o elo entre a população e os serviços públicos essenciais, principalmente no que diz respeito às mulheres e pessoas idosas”, destaca a deputada.

Os atendimentos da Caravana da Cidadania da Família continuam até a próxima quarta-feira, 29, com a Carreta da Mulher. As consultas estão acontecendo ao lado do campo do Vicentão.
Postagem Anterior Próxima Postagem